Kromos Rótulos

Notícias

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO MERCADO DE RÓTULOS E EMBALAGENS.




Tendências de embalagens

19 Dezembro de 2017

O design de embalagem possui tendências importantes para os próximos anos que devem ser levadas em conta na hora de produzir rótulos e comunicação no geral. A embalagem vai muito além de passar uma informação. Ela precisa ser relevante e se destacar no meio de tantas outras no PDV.

Para abordar as tendências e o futuro das embalagens, é importante ter em mente que o comportamento dos consumidores muda de acordo com o avanço da tecnologia. Um exemplo claro disso são as redes sociais que ajudaram a disseminar novos valores e informações, direcionando o pensamento das pessoas para novos assuntos.

A hora de ficar em cima do muro passou, as empresas precisam começar a se posicionar frente a esses novos assuntos e pautar toda a sua comunicação a partir desses posicionamentos.

E quais são esses assuntos?

Racismo

Assim como a igualdade de gênero, as pautas relacionadas ao racismo também estão em alta. Sendo assim, a Skol desenvolveu a campanha Skolors com base neste assunto, onde as cores das latas representam as cores de pele.


Sustentabilidade

Este é outro tema que está em alta e se tornou mais frequente com o passar dos anos. Todo mundo se preocupa com o futuro do planeta Terra, assim como também sabem que a indústria muitas vezes danifica a natureza. Por isso, é importantíssimo engajar nesta causa e mostrar que é uma preocupação de todos. As embalagens podem ter outras funcionalidades, por exemplo, ao invés de serem descartadas após o uso do produto. A TNT Energy Drink fez exatamente isso ao criar uma embalagem que se transformava em amplificador de som.


Experiência

O design de embalagem também deve ser criado da melhor forma para proporcionar uma boa experiência para os consumidores. Pensando nisso, essa marca alemã desenvolveu uma embalagem que, quando aberta, faz o produto saltar, parecendo uma torradeira de verdade. Assim, foi possível criar uma experiência de preparo do produto já na abertura da embalagem.



Tecnologia: conectividade, realidade aumentada e internet das coisas

Assim como a tecnologia avança, as embalagens precisam seguir o mesmo caminho para se destacar entre as demais e aproveitar bem as oportunidades. Abaixo, listamos três embalagens que souberam se destacar com o uso de conectividade, realidade aumentada e até internet das coisas, assunto muito debatido atualmente nas empresas.

Doritos lançou uma edição especial para o lançamento do filme Guardiões da Galáxia Vol 2. A embalagem contém uma entrada para fone e vem com a trilha sonora do filme.



A Cervejaria Leuven de Piracicaba-SP desenvolveu rótulos com recursos de realidade aumentada. É uma combinação de captura de imagens através do aplicativo próprio da marca para o celular com projeção de figuras 3D. Os personagens que estampam as garrafas ganham vida e movimentos, criando uma ilusão de realidade bem divertida.


A Internet das Coisas também está presente nas embalagens, já que muitas marcas estão se mantendo atualizadas das novas tecnologias que criam oportunidades únicas. A premissa da Internet das Coisas é de que tudo está conectado. Uma marca italiana de macarrão criou um forno próprio que vem com leitor que identifica qual é o produto da embalagem automaticamente configura o tempo certo para preparar o alimento.



Essas são algumas das tendências que estarão cada vez mais presentes nas embalagens. O ideal é verificar aquilo que mais combine com a identidade de cada marca para desenvolver algo novo que ajude a destacar  ainda mais os produtos.

 

Notícias


Veja mais +